Matriz do Senhor Bom Jesus do Triunfo

Popularmente conhecida como Igreja Bom Jesus, foi erguida em 1754, sendo a sede da terceira paróquia mais antiga do Estado. É de estilo barroco colonial, com atraente decoração interna em madeira, incluindo significativa estatuária de origem portuguesa.

Seu primeiro pároco foi Tomás Clarque, que a dirigiu entre 1757 até sua morte em 1779.

A Igreja Bom Jesus, também conhecida como Matriz do Senhor Bom Jesus do Triunfo, é um templo católico histórico de Triunfo, no Rio Grande do Sul, situada no centro histórico da cidade. A igreja é um dos marcos arquitetônicos de Triunfo, e a data de sua construção, 1754, é também tomada como a data oficial da fundação da cidade. A paróquia foi instalada três anos mais tarde, em 1757, sendo a terceira mais antiga do estado. Seu primeiro pároco foi o venerável Tomás Clarque, nascido em Portugal em 1700 e falecido em Triunfo em 1779. O padre Clarque atendeu a paróquia desde sua instalação até falecer. Era tio de Tomás Antônio Gonzaga.

Construída em estilo barroco colonial, a fachada da igreja se eleva sobre um adro com uma escadaria curta. A igreja tem um corpo central e dois campanários laterais. No corpo central se abre a porta única, com um frontispício que se resume em duas volutas a sustentarem um óculo redondo ocluso por um vitral estrelado, acima do qual está inscrita a data de construção. Como culminação deste bloco há um frontão triangular arrematado por uma cornija simples e um acrotério central em forma de pequeno florão, com uma cruz de ferro vazado.

As torres são quadradas e volumosas, com pilastras em destaque. Suas faces no primeiro nível são ocupadas por um retângulo cego com moldura em relevo, ligado às pilastras por pares de pequenos relevos retos. O segundo nível é diferenciado por uma cornija na base, continuando a do frontão, e em vez dos retângulos cegos se abrem arcos vazados para os sinos. No topo, um coruchéu em bulbo com perfil em S e pinhas nos quatro cantos, sobre um friso geométrico e uma cornija saliente, com uma cruz coroando o conjunto.

A entrada ao interior, de nave única, se dá sob um coro de madeira com aplicações em relevo, sustentado por duas coluninhas decoradas de corte quadrado. À esquerda se abre uma capela para o Senhor Morto e a Mater Dolorosa, com estatuária do início do século XX. À direita, uma magnífica pia batismal em pedra sabão, trazida de Miraguaia no século XVII, entalhada com uma inscrição em latim, e uma pia menor para a água benta, em linha semelhante, raríssimos exemplares num surpreendente estilo românico rústico, de origem portuguesa. No corredor central, entre as duas séries de bancadas em madeira, o piso é revestido de ladrilhos com desenho geométrico, enquanto que sob as bancadas não possuem decoração. O forro é de madeira aparente em duas águas, mas com vértice truncado.

Em seguida se abrem portas com moldura em madeira para uma capelinha-confessionário à esquerda, e para uma área de circulação à direita. Adiante, na parede esquerda, está uma tribuna em madeira, de decoração semelhante ao coro, e à direita uma capela moderna em estilo de gruta, escavada na grossa parede do templo, com imagens de Nossa Senhora de Lourdes e da videnteBernadette.

Mais à frente, à esquerda, um altar para Nossa Senhora do Rosário, Santo Antônio de Pádua e Santa Teresinha, uma construção em arcos redondos concêntricos com colunas de capitel compósito e peanhas para as estátuas. A imagem de Nossa Senhora do Rosário é de grande valor, uma fina obra de talha barroca, infelizmente restaurada recentemente por artesão inábil, que a repintou inteira, desfigurando seu aspecto original. Ao lado deste altar se ergue um estreito altar pegado ao arco do cruzeiro, com um frontão em volutas sucessivas e um pedestal em escada para uma imagem moderna doSagrado Coração de Jesus.

Na parede oposta, depois da grutinha, um altar semelhante ao do Rosário abriga imagens de São Cristóvão e Santa Ana, recentes, ladeando um belo esplendor para a pomba do Espírito Santo rodeada de cabeças de querubins, sobre um pedestal rococó de refinada execução. Lástima que também tenha sofrido um restauro inepto, repintado mui toscamente. Ao seu lado um outro altar junto ao cruzeiro, idêntico ao de Jesus, mas com uma estátua do Sagrado Coração de Maria, igualmente obra moderna. Ao longo das paredes, no intervalos dos altares laterais, há uma série quadrinhos em relevo representativos da Via Crucis, de produção talvez de meados do século XX.

O arco do cruzeiro, decorado, delimita a capela-mor, mais estreita, onde existe uma tribuna à direita, a mesa de celebração rococó ao centro, e um nicho para o padroeiro, o Bom Jesus, uma outra esplêndida imagem barroca, representando Jesus flagelado, com uma coroa de prata, ora removido para restauro. Também na capela-mor estão os túmulos, encravados nas paredes laterais, do padre Tomás Clarque e de Jerônimo de Ornelas, um dos primeiros colonizadores do Rio Grande do Sul e fundador de Porto Alegre.

Toda a decoração interna em madeira do templo é bastante simples e de sabor nitidamente popular, mas não obstante tem charme, grande efeito plástico e o conjunto mostra unidade estilística. A rigor a técnica empregada não é do entalhe, mas sim de aplicações de peças entalhadas, como diminutos florões, torneados e volutas, sobre uma base de pranchas lisas, com entalhe verdadeiro se resumindo aos capitéis e a chanfrados e recortes sinuosos no perfil de alguns elementos como o gradil do coro e os frontões dos altares do cruzeiro.

A Igreja Bom Jesus foi tombada como patrimônio histórico pela camara de vereadores de Triunfo no ano de 2010, sendo que está sendo sendo feito um projeto de restauração de toda a sua estrutura, bastante desgastada pela ação da umidade, das infiltrações no telhado e do vandalismo. A comunidade de Triunfo está unida e aguarda a liberação de recursos para o início das obras, que levarão alguns anos.