Triunfo contra o Aedes Aegypiti Data de Publicação: 30 de março de 2023 Crédito da Matéria: Assessoria de Imprensa Fotos: Asessoria de Imprensa A secretaria municipal de saúde por meio da vigilância ambiental vem efetuando diversas ações de controle e combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Fortalecendo essas ações de prevenção e combate, o município de triunfo foi selecionado pela secretaria estadual de saúde, por meio de critérios epidemiológicos e operacionais, para implementação de 50 armadilhas de ovoposição (ovitrampas) no município, com a finalidade de captar a presença e capturar os ovos do mosquito aedes aegypti, sinalizando possíveis proliferações do vetor e direcionando ações de maior eficácia .  Esse método “armadilha” consiste em um pequeno vaso preto devidamente identificado, com uma palheta de madeira e a mistura de água e uma substância atrativa para fêmea do aedes expostas por tempo determinado.   após exposição esse material será recolhido e encaminhado ao laboratório municipal de entomologia, localizado na secretaria de saúde, para devidas atividades.  Salientamos a importância do trabalho dos agentes de combate as endemias e cooperação da população. O combate ao mosquito não se faz sozinho! Mobilize-se, revise seu pátio, elimine possíveis criadouros do mosquito. Anexos